quinta-feira, 10 de maio de 2012

Atividade nas Redes Sociais

Agora é hora de pensar um pouco....
Junto a sua equipe, elabore uma proposta de avaliação a ser realizada por meio das redes sociais.  Equipe definirá a série e nível dos alunos que hipoteticamente serão avaliados. Descreva como se dará a atividade (passo a passo) e compartilhe-a aqui neste espaço.
Bom trabalho!!!


5 comentários:

  1. Em sala, a atividade avaliativa será encaminhada pelo professor, com as devidas explicações, direcionando os alunos. Estes disporão de uma semana para efetivarem a atividade proposta.
    A avaliação proposta será realizada através da rede social Facebook e estará dividida em dois momentos, sendo o primeiro uma atividade individual e o segundo uma atividade em grupo.
    Primeiramente os alunos do Colégio Alpha Beta (1º ano do ensino médio, turma E) deverão ler o artigo, com a temática Globalização (assunto que hipoteticamente vinha sendo debatido em sala de aula), postado pelo professor de Geografia no grupo “Turma E de Excelência” do Facebook. Após a leitura, os mesmos, deverão se posicionar frente ao artigo, expressando suas impressões sobre o texto (Concorda com as idéias do autor? Discorda? Por quê? Gostou do artigo? Compreendeu bem o texto? Teve dificuldades?).
    Posteriormente, divididos em equipes de 5 alunos (turma com um total de 30 alunos), os educandos produzirão um vídeo com imagens fotográficas que representem a influência/presença da Globalização em seu cotidiano. O vídeo será postado pelos mesmos no grupo do Facebook. Após assistirem todos os vídeos, e tecerem comentários, a equipe produzirá um breve texto, auto-avaliativo, sobre seu vídeo (O que poderia ser melhorado? Faltou expor alguma coisa/imagem? Em relação aos outros, o que se tinha de diferente/ inovador?), que também será compartilhado no grupo.
    O retorno da atividade será dado pelo professor em sala (notas) e também na rede social (considerações e elogios).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara equipe Alpha Beta, a proposta de vocês é muito interessante. Imaginando as condições ideais para o seu desenvolvimento (acesso a internet na escola, computadores, disponibilidade de horário, ...) acredito que essa atividade iria envolver bastane os alunos do primeiro ano. Parabéns!

      Excluir
  2. A atividade seria discutida e explicada em sala de aula, o tema: conservação dos recursos naturais ( Conservação dos solos, Recursos Hídricos e Conservação da Vegetação) ; alunos do 1º ano do ensino médio. A Atividade seria realizada pelo facebook e pelo blog da turma, com etapas em grupo (6 equipes), duas das seis equipes ficariam com um tema e assim sucessivamente, e individual.
    No facebook seria criado um grupo na qual o professor faria uma seleção de perguntas que teriam que ser respondidas individualmente, depois dessa fase os alunos iriam ter que criar em equipes, páginas no facebook para divulgar frases e textos (deles mesmos) com a temática de conservação dos recursos naturais teriam também que articular uma campanha sobre a conservação dos recursos naturais e produzir um vídeo sobre o tema e procurar contas correlacionadas com a temática e notícias, e tentar divulgar ao máximo. Por fim toda a turma iria criar um blog e postaria seus vídeos e textos e cada equipe iria fazer uma critica a outra equipe e no final cada equipe também iria fazer sua alto avaliação.
    O blog iria permanecer assim como a página no facebook para possibilitar o uso destes recursos outras vezes pelo professor.
    Ao final da atividade o professor iria encerrar esse ciclo de atividades fazendo algumas considerações.
    O critério avaliativo: O Devido cumprimento de todas as atividades e a realização das mesmas no devido período estipulado. O aluno e a equipe que fez todas as etapas no período que foi estipulado obtém nota máxima.

    ResponderExcluir
  3. A Série que iremos trabalhar é o segundo ano do Ensino Médio, o tema que abordaremos será a produção de energia no Brasil, tendo em vista que os alunos já estudaram a produção mundial de energia. Lembrando que concomitante ao processo avaliativo, os alunos estarão vendo em sala de aula os assuntos dos temas avaliados.
    A avaliação parcial será composta por três notas: participação qualitativa e quantitativa dos alunos e da equipe nos ambientes virtuais da disciplina (perfil e grupo da disciplina), avaliação escrita e uma auto-avaliação. O perfil e o grupo no facebook da disciplina serão um reforçador dos assuntos vistos em sala de aula e servirá como instrumento avaliativo da turma.
    Como irá se estruturar a avaliação através das redes sociais:
    A turma de 40 alunos será dividida em oito grupos de cinco alunos, onde quatro equipes ficarão com quatro tipos de energias não renováveis produzidas no Brasil:
    Petróleo, carvão mineral, gás natural, energia nuclear.
    As outras quatro equipes ficarão com as energias renováveis produzidas no Brasil:
    Biomassa, solar, eólica e energia maremotriz.
    Em um primeiro momento, o professor irá explicar como será a avaliação parcial, como funcionará as participações nos ambientes virtuais, dividirá as equipes e os assuntos de cada uma e definirá o cronograma das postagens individuais e em grupo.
    Posteriormente ocorrerá o processo avaliativo será contínuo, durará um mês. Avaliação por meio das redes sociais: cada semana dois grupos postarão uma imagem e um texto feitos pela equipe referente ao tipo de energia que ficaram responsáveis, no fim de cada texto postado, o professor como mediador da situação (lembrando que a interação nos ambientes virtuais deverá ser mútua) motivará e fará problematizações referentes ao texto através de perguntas no tópico de cada equipe, perguntas essas que individualmente serão respondidas por todos os alunos da turma (comentários), que poderão trazer além das discussões, vídeos e imagens para enriquecer as contribuições. A cada duas semanas, o professor postará no perfil da disciplina.
    A primeira postagem será um vídeo:
    http://www.youtube.com/watch?v=m-DRgwphN-M
    A segunda será uma reportagem:
    http://www.comciencia.br/reportagens/2004/12/03.shtml
    Através das postagens do professor, cada equipe fará um texto reflexivo de no mínimo 15 linhas sobre o conteúdo das postagens e responderão cinco perguntas estabelecidas pelo professor no final de cada envio.
    Finalmente, ocorrerão em sala de aula a avaliação escrita e a auto-avaliação:
    Avaliação escrita: além de outros assuntos vistos na disciplina, a avaliação escrita dará ênfase às contribuições dos alunos nas redes sociais transformadas em quetões.
    Auto-avaliação escrita: os alunos irão avaliar seu desempenho no processo, justificando sua nota a partir das participações nos ambientes virtuais, além da qualidade e quantidade do que julgam ter aprendido.

    ResponderExcluir
  4. O trabalho seria realizado com o 2° ano do ensino médio. A primeira aula seria feita com base na seguinte indagação: Crescimento é sinônimo de desenvolvimento econômico? Onde os alunos terão acesso à reportagens sobre países emergentes que tem altos índices de desenvolvimento, mas que enfrentam muitos problemas sociais, como este: http://veja.abril.com.br/noticia/economia/mercados-justica-e-liberdade. Nessa aula seriam encaminhados os trabalhos nos quais os alunos teriam que, individualmente, colocar suas opiniões sobre as indagações e conclusões da aula, assim, mesmo os alunos mais introvertidos diriam o que pensam.
    Em seguida, seria proposto que os alunos se dividissem em grupo e estudassem sobre um país que compõe o BRIC (Brasil, Rússia, Índia, China) e que eles, no blog da turma, socializem o que descobrirem sobre o crescimento econômico desses países e seus índices sociais. Seria dado aos alunos liberdade para a escolha de como seria exposto seu assunto (Documentário, jornal, quadrinhos, ...). O professor orientaria o processo, postando artigos e textos no blog que auxiliassem as equipes. A avaliação seria feita individualmente (a opinião sobre a aula e os comentários sobre os textos propostos pelo professor e os trabalhos das outras equipes) e em equipe (o trabalho de exposição do tema postado no blog e a apresentação desse trabalho em sala de aula).

    ResponderExcluir