domingo, 29 de abril de 2012

Estudo do Meio - conceitos pertinentes


Helena Copetti Callai, em seu texto "Estudar o lugar para compreender o mundo", nos dá uma visão geral sobre o conceito de Lugar. A partir da leitura do texto e de sua compreensão sobre esse conceito, coloque as suas reflexões sobre o que significa estudar o lugar na disciplina de Geografia e porque esse conceito assume tanta importância se vivemos numa era de Globalização. Compartilhe suas ideias. 

Postado por: DANIELLE RODRIGUES DA SILVA

7 comentários:

  1. Como a própria autora diz no capítulo que o lugar é o reflexo do nacional,regional e o global e nisso a escala de análise se torna fundamental ao estudar o espaço geográfico. "Cada lugar é a sua maneira", pois a paisagem característica é uma materialização de suas particularidades, mas também é quando as outras dimensões do espaço se materializam contribuindo para a construção ao longo do tempo da paisagem. A dimensão histórica ganha relevância, afinal as relações sociais travadas pelos homens, a dinâmica do seu trabalho e outras atividades imprimiram suas marcas nos lugares.

    Comentado por: Marcos Vinícius.

    ResponderExcluir
  2. O lugar é um espaço construído a partir dos grupos de pessoas que vivem nele, e não apenas a convivência entre essas pessoas, mas as atividades. E são essas atividades que dão as características de cada lugar. É um espaço vivido onde as experiências são sempre renovadas.
    No ensino da Geografia é necessário que o aluno aprenda a compreender os espaços que se estabelecem ao seu redor. De forma que ele possa compreender as transformações que acontecem à medida do tempo, e as dinâmicas que sucederam nessas transformações. Pois, o aluno necessita saber ler, olhar criticamente e analisar os fatos que contribuíram para tais transformações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É preciso destacar como essas profundas mudanças ocorridas no mundo influenciam diretamente os estudos relacionados ao espaço. E neste processo de constantes transformações, modificam-se também o modo de conceber o lugar em que se insere e que está inserido na “nova” lógica global. Estudar o lugar desde o local, próxima à realidade do aluno, até o global, que também se relaciona com essa realidade, apresenta-se importante para a compreensão do aluno.

      Excluir
  3. O lugar é compreendido como espaço vivido, onde se realiza a construção do espaço no cotidiano. Estudar o lugar significa criar a " capacidade/possibilidade" de se entender como sujeito que constrói o espaço da vida e viver a história desse espaço. Em tempos de globalização a relação local/global se dá no sentido de, aquilo que se dá no plano global é concretizado no espaço local, ou seja construído no espaço local.

    ResponderExcluir
  4. O estudo do lugar possibilita a apreensão e o conhecimento do espaço proximo ao aluno (questões ambientais, culturais, sociais, economicas etc), conhecer o local. Ele aproxima o aluno dos acontecimentos do mundo, já que estes se refletem em espaços específicos, como o lugar vivido pelo aluno. Assim, quando o professor realiza o estudo do meio com seus alunos ele deve ter a preocupação de pesquisar não somente o local a ser estudado e os conceitos geográficos que serão vistos, mas também a relação deste com o mundo, através de analogias, comparações e correlações.

    ResponderExcluir
  5. Estudar o lugar é importante porque ajuda o homem a compreender o mundo para além de sua aparência. A compreensão do mundo pode-se dá a partir do seu próprio lugar, permitindo conhecer sua história. Segundo Helena Copetti Callai, o lugar não se explica sozinho, é preciso buscar explicações em nível estadual, nacional e internacional. Deve-se primeiro, compreender o meio em que vive, a ação humana, a sociedade, para que possa estabelecer conexões com níveis mais elevados.
    É importante analisar o conceito de lugar, pois a partir deste, a compreensão da realidade poderá ser ampliada, entendendo o seu papel como ator na construção de um mundo próximo ao real.

    ResponderExcluir
  6. É importante que o aluno conheça o conceito de lugar, indo do ambiente em que vive para a realidade do mundo e como esse lugar está organizado. A partir do momento que o aluno assimila o conceito de lugar, passa a ter noção de pertencimento a este. Enquanto essa noção de pertencimento não existir, o aluno torna-se estranho ao local e dificilmente contribuirá para que, sendo necessária, outra realidade seja construída. Ainda que o estudo do lugar seja imprescindível, devemos nos atentar para que o conteúdo não se limite somente a uma escala, mais também um olhar espacial É preciso ir além, ou seja, estudar o nível global, sem o qual não conseguiremos entender o próprio lugar. Valdete Lira(Space).

    ResponderExcluir